Diego Rubin

Fullstack Developer

Entre em contato

Desenvolvimento para Android - Utilizando uma ListView

Primeiro artigo de uma série sobre desenvolvimento de aplicações para Android. Nele é demonstrado uma forma de utilizarmos o widget ListView.

Ver o artigo

Criação de Extensões para o Inkscape

Após precisar criar uma extensão para o Inkscape para a Caiena, empresa onde trabalho, descobri quão fácil e poderoso é fazê-lo. Podemos utilizar algumas linguagens para desenvolver extensões para o Inkscape, como por exemplo Ruby, Perl, Bash, mas nesse artigo irei utilizar o Python.

Ver o artigo

Abandonando a IDE do Arduino

O projeto Arduino é realmente espetacular, auxilia muito a chegada dos desenvolvedores de softwares no mundo hardware, porém parece que a IDE do mesmo não foi feito para desenvolvedores. Neste artigo quero mostrar soluções para não depender da IDE para desenvolver aplicações para o Arduino.

Ver o artigo

A Técnica Pomodoro, Linux e o Gnomato

Apresentação da minha aplicação para ser utilizado com a Técnica Pomodoro. A aplicação foi escrita em C++, utilizando o Gtkmm versão 3 e os padrões do Gnome.

Ver o artigo

Ant Colony Optimization - Ant System

Este artigo apresenta uma pequena implementação do algoritmo Ant System, um algoritmo baseado no comportamento de uma colônia de formigas atrás de alimento, para resolução de um problema de otimização.

Ver o artigo

Meu Ambiente de Desenvolvimento

Gostaria de apresentar neste post meu ambiente de desenvolvimento, falando um pouco sobre as aplicações que utilizo no meu dia-a-dia.

Ver o artigo

Criando Relatórios Utilizando Java e SVG

O artigo apresenta como utilizar em Java um pouco sobre a flexibilidade do SVG.

Ver o artigo

Tempo de Mudanças

Pequeno post que marca uma grande transição na minha vida profissional.

Ver o artigo

Rodando Código Python Dentro de Uma Aplicação C

Um dos usos da linguagem Python é como linguagem de cola entre aplicações desenvolvidas em tecnologias diferentes facilitando assim, entre outras coisas, a criação de plugins. Neste artigo é apresentado como executar aplicações escritas em Python dentro de uma aplicação C/C++.

Ver o artigo

Criação de Bibliotecas Dinâmicas em C

Neste artigo é apresentado um pequeno howto sobre criação de bibliotecas dinâmicas na linguagem C. O artigo também fala de uma das etapas da criação de um executável, a linkagem, e mostrar diferentes formas de criação de libs.

Ver o artigo