Diego Rubin

Fullstack Developer

Entre em contato

Diego Rubin

Conheci o mundo da computação em agosto de 2005 ao entrar no curso Técnico em Informática na ETEC Prof. Armando Bayeux da Silva. Comecei a programar e descobri o mundo do Software Livre. Minhas primeiras experiencias com desenvolvimento seguiram o padrão da grande maioria, Pascal e Visual Basic, que rapidamente foram substituídos por C, utilizando Gtk para construir interfaces. Em 2008 tive o prazer de voltar à instituição para ministrar uma palestra sobre Ruby e em 2009, durante a semana de estudos, ministrei um curso sobre GNU/Linux para os três períodos do curso Técnico em Informática que havia na época.

Comecei a trabalhar em uma empresa chamada Edra do Brasil onde pude aprimorar meus conhecimentos em redes, servidores Linux e Windows. Mas foi lá onde aprendi a lidar com usuários e onde vivenciei várias histórias que fazem-me rir até hoje. Aprendi bastante com meu chefe e professor do Bayeux Luiz Cavamura Júnior e nas horas vagas, comecei a estudar PHP e Python. No final de 2006 sai da Edra do Brasil para estudar para o vestibular e em 2007 entrei na Universidade Estadual Paulistana "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro para cursar Ciências da Computação.

Durante meu ano de bixo fiz parte da Comissão Organizadora da SECCOMP 2007, ajudando em tarefas como: entrar em contato com possíveis palestrantes (fui o contato do Nando Vieira, ajudei na programação do site do evento (feito em PHP, fiz o gerenciador de sessão que foi utilizado pelas duas próximas edições também, isso até onde sei), atuei também na configuração do nosso servidor web e de email(sim, em 2007 a comissão dispunha de um servidor próprio e que foi perdido em 2010) e criei um script Python com interface gráfica em Gtk integrado com o sistema de cadastro de participantes para um sorteio de brindes no encerramento do evento. Neste mesmo ano atuei um tempo como professor na União de Amigos do Menor, dando aulas sobre cidadania e informática para adolescentes.

Em 2008 entrei no Grupo de Inteligência Artificial - GIA do Departamento de Matemática Aplicada e Computação - DEMAC. Configurei o servidor do laboratório centralizando a autenticação de usuários dos sistemas Windows em um servidor Samba/PDC em um Slackware. Além disso configurei outros recursos como um servidor SVN.

Neste mesmo ano trabalhei como suporte em um laboratório do departamento de Geologia onde cursos da Petrobrás eram ministrados. O laboratório dispunha de computadores Sun Sparc''s com sistemas operacionais Solaris, Red Hat e IBM AIX. Realizei esta tarefa durante os anos de 2008 e 2009. Na SECCOMP 2008 ministrei um minicurso de 20 horas com o título "Desenvolvendo Aplicações Gráfica Utilizando Ruby e GTK".

Em 2009 comecei a pensar em abrir minha empresa. A ideia não seguiu adiante, mas cheguei a colocar dois sistemas em produção. Ambos desenvolvidos em Django e ambos com erros que nunca mais cometerei, tanto de layout como de back-end. Nenhum dos dois está em produção atualmente.

Em janeiro de 2010 fui contratado pela Ci&t como desenvolvedor Ruby on Rails. Atuei em projetos para a Abril, sendo o com maior destaque o site Exame.com, desenvolvido em Rails. Atuei neste projeto muitas vezes como líbero e arquiteto. Na Ci&t tive o prazer de trabalhar com excelentes profissionais como Daniel Vieira Magualhães e Felipe Osti, profissionais que me ensinaram muito sobre metologias ágeis. Além de poder ter trabalhado com Kaio Azevedo, Douglas Matoso e Bruno Milaré, pessoas que me ensinaram muito e com quem gostaria de poder trabalhar novamente.

Em maio de 2011 cansei de viajar todos os dias para Campinas. Recebi um convite de um colega que conheci através do GIA para trabalhar na Caiena. Em uma sexta-feira estava deixando a Ci&t na segunda-feira seguinte comecei a trabalhar na Caiena.

No tempo em que trabalhei na Caiena participei de vários projetos. Fui responsável pelo desenvolvimento do Guia Porto Velho para Android e iniciei o desenvolvimento de uma aplicação para coleta de pesquisas em tablet utilizando Android para uma empresa chamada Synergia. O projeto onde mais atuei, junto com o André, e que foi um ponto de mudança para a Caiena todo foi o Conviva Educação, que tem como objetivo é auxiliar os dirigentes na administração da educação municipal. Através desse projeto apresentei o Ruby on Rails para a empresa, e hoje é a tecnologia presente na maioria dos projetos da Caiena.

Além do RoR, consegui introduzir outras tecnologias como o versionamento de código pelo Git, antes era utilizado o SVN. E também praticas de metologias ágeis que antes não haviam. E apresentei e consegui implantar o TDD como prática, consegui fazer com que entendessem sua importância.

Em setembro de 2014, resolvi deixar a Caiena e tentar novamente a vida na região de Campinas, só que agora para não ficar viajando, mudei para Valinhos. Comecei trabalhando na Kaffa Mobile.

Depois de pouco tempo na Kaffa Mobile, surgiu uma oportunidade de voltar a trabalhar na Ci&t com Ruby on Rails, onde estou atualmente.