Diego Rubin

Fullstack Developer

Entre em contato

Abandonando a IDE do Arduino

Ereader icon

O Arduino é um projeto fantástico de desenvolvedores italianos com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de hardware. O projeto é open source e isso facilita muito seu desenvolvimento e distribuição.

O projeto Arduino também disponibiliza um IDE para desenvolvimento, porém, pelo menos ao meu ver, é uma IDE bem confusa e sem muitos recursos de edição de texto. Meu primeiro sentimento ao utilizá-la foi "Como eu desenvolvo para Arduino sem precisar desta ferramenta". Quero apresentar a seguir recursos básicos para podermos criar aplicações para esse tipo de hardware.

Para utilizar os recursos abaixo será necessário ter os arquivos do Arduino SDK em seu computador. Além disso é preciso ter instalado o gcc e seus recursos para microcontroladores, o avr-gcc. Para instalação no Fedora, podemos utilizar o seguinte comando sudo yum install avr-gcc.

Editor de Código

Qualquer editor de código pode ser utilizado para editar o código do projeto. Como o código é escrito em C, a grande maioria já disponibiliza syntax highlight para o este tipo de código.

Como já escrevi em um artigo anterior, meu editor de código favorito é o gVim. Tento utilizá-lo para todas as tecnologias que uso.Existe um arquivo de sintaxe para os arquivos .pde, que destacam alguns métodos e constantes. A instalação do arquivo de sintaxe para arquivos pde é bem simples. O arquivo pode ser encontrado aqui. O arquivo de sintaxe baixado deve ser copiado dentro do diretório ~/.vim/syntaxe e no arquivo .vimrc deve ser adicionada a seguinte linha autocmd! BufNewFile,BufRead *.pde setlocal ft=arduino.

Fazendo upload do código para o Arduino

O projeto Arduino disponibiliza um Makefile para realizar a compilação do código e fazer o upload do código gerado para a placa. Este aquivo pode ser baixado aqui. As instruções de configuração do Makefile são encontrados dentro do próprio arquivo. A estrutura do projeto deve seguir a seguinte estrutura:

projeto/
 -- projeto.pde
 -- Makefile

Reforçando, o arquivo .pde deve ter o mesmo nome do diretório.

Criei um pequeno pacote em Python para facilitar a criação de um novo projeto Arduino. O intuído do projeto é criar o template .pde e configurar o Makefile a partir dos parâmetros passados via linha de comando. O ArduinoProjectSetup pode ser encontrado neste site mesmo, no menu projetos, onde também são encontrados as instruções de uso e instalação.

Confesso que não testei muito o projeto, pois só disponho de um Arduino Uno para testes.

Para compilação do código, basta utilizar o comando make dentro do diretório. E para fazer o upload do código para a placa o comando make upload é utilizado.

Alternativa ao Serial Monitor

Um dos recursos da IDE disponibilizada pelo projeto é o Serial Monitor, onde é possível visualizar e enviar informações através do cabo USB que liga a placa ao PC.

Não procurei muitas alternativas, até porque a que eu testei de primeira já me atendeu muito bem. Dentro do pacote PySerial, que normalmente é muito utilizado em projeto com o Arduino, existe um exemplo chamado miniterm.py. O miniterm é bem simples e bem completo.

Observações

Não sei se cobri todos os passos neste artigo, qualquer dúvida ou problema que possa vier a acontecer, peço que utilizem os comentários deste artigo para reportar algum erro ou dúvidas.

[]'s

Novo Comentário

Comentários

Pessoal,

Acesse o site da EMPRETECNET, eles fabricam um KIT com uma placa compatível com arduino duemilanove, uma placa de rele, de potenciômetro, de sensor de luz, de sensor de luminosidade, de buzzer, de botão e demais componentes que podem ser realizados vários experimentos sem a necessidade de solda. Qualidade excelente!!

Creio que o ArduinoProjectSetup tem um probleminha. Quando criei um projeto com hífen, ele não reconheceu o nome completo e gerou o .pde com outro nome. Não testei a partir disso, mas se o nome do .pde tem que seguir o padrão, deve dar problema.

Ex:

$ aps new qualquerprojeto-cube

Cria um qualquerprojeto-cube/qualquerprojeto.pde

Forte abraço!

Ola Diego atualmente estou com um problema ao executar o comando ./setup.py install ele esta dando o seguinte erro!

Traceback (most recent call last):

File &quot;./setup.py&quot;, line 3, in <module>

from setuptools import setup, find_packages

ImportError: No module named setuptools

Vi que é problema de versão do python mas mesmo assim naõ consegui executar o programa!

Você por gentileza poderia dar algumas orientações de como fazer?

Desde já, muito obrigado pela atenção!!

Estou tentando começar minha vida em arduino. Esse procedimento descrito é para Windows 7?

Rafael Carvalho

Boa tarde, Diego.

Desculpe te incomodar, e´que, estou desenvolvendo um projeto de iniciação cientifica, com arduino e java, e preciso tirar uma dúvida com você. Minha dúvida é, existe a possibilidade de enviar dados para o microcontrolador do arduino direto do java, sem usar a IDE do arduino.

Desde já, agradeço muito.