Diego Rubin

Fullstack Developer

Entre em contato

A Técnica Pomodoro, Linux e o Gnomato

Ereader icon

Neste post quero falar um pouco sobre uma técnica que visa tirarmos o melhor proveito do tempo de trabalho que temos chamada Pomodoro. Um livro descrevendo a técnica em sua totalidade pode ser encontrado aqui. Não quero me aprofundar na explicação de como a técnica funciona, pois há diversos artigos que já o fazem muito bem, como por exemplo este. Minha real intenção com este post é falar de uma aplicação que estou desenvolvendo para gerenciamento da técnica, o Gnomato. A aplicação está sendo desenvolvida em c++ para Linux nos padrões de aplicações para o Gnome e já tem me ajudado bastante no gerenciamento de meu tempo. Se alguém quiser testar a aplicação, ou ajudar a desenvolve-la, o código pode ser encontrado no github no seguinte endereço: https://github.com/diegorubin/gnomato e o pacote para instalação pode ser baixado https://github.com/diegorubin/gnomato/releases/download/1.0.2/gnomato-1.0.2.tar.gz.

Para instalação da aplicação é só seguir o procedimento padrão:

$ ./configure
$ make
# make install

Se alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão fique a vontade para abrir issues no github. Além disso a aplicação está traduzida para português e inglês, se alguém quiser traduzi-la para outro idioma ficaria muito grato os devidos créditos serão dados. Como disse anteriormente, a aplicação está nos padrões de aplicações para o Gnome, inclusive na parte de traduções.

Novo Comentário

Comentários

Oi Diego,

Obrigado pro referenciar meu blog.

Vou baixar a ferramenta e testar.

Saudações,

Paulo

http:/paualoamaral.blog.br

Valeu ai, Paulo.

E se você tiver alguma sugestão para melhorar a aplicação, por favor, me diga.

[]'s

Gostei da ferramenta, vou manter o pacote para ArchLinux: https://aur.archlinux.org/packages/gnomato/

Antes eu usava o tomighty, mas não tinha boa integração com o sistema e demorava mais a iniciar. O gnomato parece mais promissor.

Minhas sugestões:

* Um arquivo README com a descrição (e informação de licença) do programa, além das instruções de compilação (lista de dependências, possivelmente separada da lista de dependência opcionais e necessárias para compilação)

* Move o repositório para o github, pois é mais fácil contribuir assim do que mandando patch por email

* Entre o trabalho e a pausa, podia ter interação com o usuário para confirmar ou pelo menos ser configurável se ele quer ou não essa confirmação manual

* Na GUI, a letra que você destaca para indicar em que fase do pomodoro o usuário está não é muito distinguível do restante. Tenta colocar para sublinhar ou mudar o tamanho, além de mudar a cor.

* Colocar o ícone que fica na bandeja mostrar mais informações (a cor poderia indicar se está em folga ou trabalhando e podia ter um número que seria o "timer")

Cara,

Valeu ai pela ajuda.

Estou bem enrolando com o final da faculdade e com o projetos do serviço,

mas assim que essa fase passar, vou fazer as sugestões que você descreveu.

[]'s

Só passando para reportar que encontrei um bug. Quando acaba a PM (pausa maior), o programa pula para a primeira pausa menor, no lugar de começar por T (trabalho).

Bom, comentando aqui, pois não descobri como reportar bug no sourceforge.net e queria deixar reportado para a informação não se perder. Sem pressa.

=P

Ola, Boa tarde.

Sou de Maceió/AL e estou fazendo um trabalho de faculdade onde e necessário refatora um projeto Open-Source. Me deparei com seu projeto, e gostei muito da sua ideia e iniciativa. Porém, estou tendo problemas na instalação do mesmo. Na parte de geração do make, ele informa que esta tendo erro em duas funções do python (tempnam) pedindo para substituir pela (mkstemp). Gostaria de saber se esse erro ja foi reportado alguma vez, ou se você já viu o mesmo antes.

Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, e peço obrigado e nome da comunidade de TI pelo projeto.