A Técnica Pomodoro, Linux e o Gnomato

Neste post quero falar um pouco sobre uma técnica que visa tirarmos o melhor proveito do tempo de trabalho que temos chamada Pomodoro. Um livro descrevendo a técnica em sua totalidade pode ser encontrado aqui. Não quero me aprofundar na explicação de como a técnica funciona, pois há diversos artigos que já o fazem muito bem, como por exemplo este. Minha real intenção com este post é falar de uma aplicação que estou desenvolvendo para gerenciamento da técnica, o Gnomato. A aplicação está sendo desenvolvida em c++ para Linux nos padrões de aplicações para o Gnome e já tem me ajudado bastante no gerenciamento de meu tempo. Se alguém quiser testar a aplicação, ou ajudar a desenvolve-la, o código pode ser encontrado no github no seguinte endereço: https://github.com/diegorubin/gnomato e o pacote para instalação pode ser baixado https://github.com/diegorubin/gnomato/releases/download/1.0.2/gnomato-1.0.2.tar.gz.

Para instalação da aplicação é só seguir o procedimento padrão:

$ ./configure
$ make
# make install

Se alguém encontrar algum erro ou tiver alguma sugestão fique a vontade para abrir issues no github. Além disso a aplicação está traduzida para português e inglês, se alguém quiser traduzi-la para outro idioma ficaria muito grato os devidos créditos serão dados. Como disse anteriormente, a aplicação está nos padrões de aplicações para o Gnome, inclusive na parte de traduções.

Novo comentário

Comentários

Oi Diego,

Obrigado pro referenciar meu blog.

Vou baixar a ferramenta e testar.

Saudações,

Paulo

http:/paualoamaral.blog.br

Valeu ai, Paulo.

E se você tiver alguma sugestão para melhorar a aplicação, por favor, me diga.

[]'s

Gostei da ferramenta, vou manter o pacote para ArchLinux: https://aur.archlinux.org/packages/gnomato/

Antes eu usava o tomighty, mas não tinha boa integração com o sistema e demorava mais a iniciar. O gnomato parece mais promissor.

Minhas sugestões:

* Um arquivo README com a descrição (e informação de licença) do programa, além das instruções de compilação (lista de dependências, possivelmente separada da lista de dependência opcionais e necessárias para compilação)

* Move o repositório para o github, pois é mais fácil contribuir assim do que mandando patch por email

* Entre o trabalho e a pausa, podia ter interação com o usuário para confirmar ou pelo menos ser configurável se ele quer ou não essa confirmação manual

* Na GUI, a letra que você destaca para indicar em que fase do pomodoro o usuário está não é muito distinguível do restante. Tenta colocar para sublinhar ou mudar o tamanho, além de mudar a cor.

* Colocar o ícone que fica na bandeja mostrar mais informações (a cor poderia indicar se está em folga ou trabalhando e podia ter um número que seria o "timer")

Cara,

Valeu ai pela ajuda.

Estou bem enrolando com o final da faculdade e com o projetos do serviço,

mas assim que essa fase passar, vou fazer as sugestões que você descreveu.

[]'s

Só passando para reportar que encontrei um bug. Quando acaba a PM (pausa maior), o programa pula para a primeira pausa menor, no lugar de começar por T (trabalho).

Bom, comentando aqui, pois não descobri como reportar bug no sourceforge.net e queria deixar reportado para a informação não se perder. Sem pressa.

=P

Powered by Independent & Romangie Theme.